Encontro sobre a devoção de

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

07 e 08 de outubro de 2015

Nos dias 07 e 08 de outubro de 2015, no Centro Missionário Redentorista, em Salvador, aconteceu o Encontro dos responsáveis pela devoção do Perpétuo Socorro na Bahia, num total de 30 pessoas, vindas de 9 comunidades. Foram convidados os confrades redentoristas, e mais dois leigos, responsáveis pela Novena Perpétua, de cada comunidade redentorista aonde acontece a Novena Perpétua na Bahia, e algumas pessoas de outras comunidades diocesanas. O evento foi preparado e conduzido pela “Comissão do Perpétuo Socorro” com o apoio do governo Vice-Provincial.

O encontro seguiu a metodologia dos quatro passos; ver, julgar, agir e celebrar. Após a oração inicial tivemos o documentário (de Roma) sobre a história e a devoção do ícone. Em seguida houve uma grade partilha de experiências e do material usado na Novena Perpétua. Foi apresentada a origem e a história da Novena Perpétua e algumas luzes como melhorar a celebração da mesma. A noite participamos da Novena Perpétua na paróquia da Ressurreição, em Ondina, e da confraternização dos membros dos Servos do Perpétuo Socorro. Na quinta-feira trabalhamos, mais de perto, a história do ícone e a explicação dos detalhes. Foram apresentadas as explicações sobre os Estatutos da Irmandade, sobre a indulgência plenária; as datas do Ano Jubilar e outras sugestões para animar mais as celebrações.

Foram os três objetivos deste encontro (conforme o desejo do superior Vice-Provincial): partilhar as experiências e unificar o esquema e o material usado nas celebrações das Novenas; ver a possibilidade de incluir os membros das Irmandades na “família redentorista”; preparar o esquema da Peregrinação como o ícone. Devido a ausência dos representantes das paróquias do interior não foi possível trabalhar a unificação do material usado nas Novenas, (livros, folders, livro de cantos). Também está aberta a possibilidade de incluir os membros das Irmandades e dos Servos como membros da família redentorista. Avançamos, um pouco, na elaboração o conteúdo do Missal para a Peregrinação do ícone do Perpétuo Socorro.

Levando em conta a mensagem da Carta Final de Curitiba, conscientizamo-nos, mais ainda, da centralidade de Jesus nas celebrações; da necessidade de aprofundar sempre mais a espiritualidade e teologia da redenção; da necessidade de evangelizar a partir do ícone; e sobre as consequências da devoção – passar da devoção à ação (dimensão missionaria e social). O encerramento do Ano Jubilar será nos dias 25-27.07.2016, na paróquia da Ressurreição, em Ondina.

Anima-nos o interesse e a doação de muitos leigos que já assumiram a bandeira do Perpétuo Socorro. Enche-nos de esperança a vontade de muitos em querem conhecer mais e melhor a história e a espiritualidade do ícone. Esperamos o momento da abertura e inauguração do Centro do Perpétuo Socorro, em Ondina, e ampliação de mais horários da celebração da Novena Perpétua.

Com o Papa Francisco “O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia” (Misericordiae Vultus, 24), o ícone do Amor, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o ROSTO da MISERICÓRDIA, seu Filho Jesus.

 

Salvador, 12 de outubro de 2015

Pe. Jozef Grzywacz, CSsR

Fotos do encontro

Oração do Ano Jubilar

Ó Mãe do Perpétuo Socorro,

Ícone de amor,

Vosso olhar compassivo

Perscruta nosso sofrimento,

E aquele de Jesus nos faz confiar

No amor do Pai.

 

Ajudai-nos a fazer-vos conhecida ainda mais,

A ser missionários da beleza, da bondade e da alegria do Evangelho.

Abri nosso coração

Ao grito de quem está sem esperança

Para que todos creiam.

 

Ensinai-nos

A guardar a Palavra no coração

E a fazer tudo que o vosso Filho,

Nosso Redentor, nos pede para fazer.

Dai-nos caminhar convosco,

Com a luz grandiosa da fé

A iluminar nossos passos.

 

Assim poderemos um dia

Contemplar convosco o rosto do Pai,

Que com o Filho e o Espírito Santo,

Vive e reina para sempre.  Amém

 

Entrevistas na rádio Bom Jesus

Sobre o Ano Jubilar - Pe. José Grzwacz, CSsR
00:00 / 00:00
História do Ícone - Pe. José Grzwacz, CSsR
00:00 / 00:00
Olhar artístico - Pe. José Grzywacz, CSsR
00:00 / 00:00
Olhar místico - Pe. José Grzywacz, CSsR
00:00 / 00:00
Olhar teológico - Pe. José Grzywacz, CSsR
00:00 / 00:00

Para baixar:

Maria na Espiritualidade Redentorista

Pe.Juventius Andrade 

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Resumo do Encontro sobre a Mãe do Perpétuo Socorro

Resumo do Encontro sobre a devocão de Perpétuo Socorro

Mariologia Popular

Mariologia Popular - Clique aqui
Mariologia Popular - Clique aqui
Mariologia Popular - Clique aqui

Clique na imagem e baixe o folheto que explica o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro